terça-feira, 23 de outubro de 2012

Escrevendo cartas!

Para incentivar ainda mais a escrita com a minha turma do 3º ano, resolvi colocar na sala de aula um envelope gigante, onde ali as crianças poderiam colocar cartas para mandar aos colegas. O "correio" passa todos os dias e entrega as cartinhas para os alunos e estes devem no dia seguinte responder a cartinha para o colega que enviou à ele.
Com essa atividade diária, percebi que as crianças precisavam saber um pouco mais a respeito da carta, entender a sua função e como deve ser feita, preenchida.
Eu e a Professora Márcia (professora volante da turma) começamos então a trabalhar sobre as cartas.

Uma atividade, em especial, que deu muito certo e os alunos adoraram fazer, foi criar uma carta, com envelope e tudo! Os alunos pesquisaram o endereço do colega que iria receber a carta e na internet pesquisaram o cep da sua rua e do colega, utilizando o Lap top deles. Escreveram então a carta no computador e por último mandaram para o colega desejado.

Segue abaixo, uma foto de como ficaram alguns envelopes preenchidos:


As cartas ficaram muito boas e criativas!!! Leia algumas:

Novo Hamburgo, 23 de outubro de 2012.

Amiga Tamires
    
        Oi como vai?
Eu queria ir à sua casa, mas não sei onde você mora. Estou com saudades. Olhando na carta eu sei onde você mora porque tem nome, rua, bairro e cidade. Ah, mas cidade não precisa porque se não fosse em Novo Hamburgo eu não ia na sua casa.
Eu gosto de seus jogos tipo o de volta ao mundo, pena que naquela vez você ficou de castigo, só não pedi pra brincar junto porque fiquei com muita vergonha na frente de todo mundo...

Beijos da amiga Giovana.


Novo Hamburgo, 23 de outubro  de 2012


Amiga Emanuelly


            Oi como você vai?
Tem novidades? Ganhou jogos novos? Brinquedos divertidos? Está aprontando muito? Como você vai na escola,  vai passar?
Estou com saudades de você.
         Eu ganhei um monte de brinquedos novos para a gente brincar espero que você goste, aguardo sua resposta. 

Abraços da amiga Maria Eduarda


Novo Hamburgo, 23 de outubro de 2012

 Tamires

         Você é uma amiga muito especial, gostei de todas as cartinhas que você me mandou, te adoro.
A gente precisa combinar um final de semana para você ir à minha casa. Eu tenho uma corda que canta e um Gogo Ball e muitas Barbie, uma boneca que tem um salão de beleza e muito mais coisas.
 Podemos passear e eu tenho um cachorro, você disse que gosta de cachorros, ele não morde. E quando for meu aniversario eu vou te convidar também.

                                                                                              Abraços
                                                                                              Milena




Novo Hamburgo, 23 de outubro de 2012.

Amiga Amanda

Oi como vai? Eu vou muito bem. 
Você é linda como a estrela brilhante, você é uma grande amiga, é esperta e brincalhona.  Estuda bastante e por isso você é esperta.
Agora vou falar sobre mim, eu também sou estudioso e gosto de você e também quero te convidar para ir na minha casa para a gente brincar de pega - pega e esconde - esconde e um dia posso ir na sua casa também.

Tchau Amanda abraços do colega Pablo. 

Novo Hamburgo, 23 de outubro  de 2012.

Amiga Giovana

Giovana, um dos grandes presentes da vida são nossos amigos. Depois da nossa família, eles  acompanham os momentos mais especiais pelo quais passamos e até dividem situações complicadas que podemos encarar. É bom demais ter amigos e é por isso que somos tão amigas.
Eu te adoro muito!

Um abraço e um beijo Tami.

Novo Hamburgo, 23 de outubro de 2012.

Amiga Maria
        
Como você vai? Estou com saudades.
Você é a melhor amiga que eu já tive no mundo, sem você eu não vivo. Flor, linda flor bela, você é bela! 
Te amo muito. Nunca vou te esquecer
         Estou brincando muito todos os dias, me divirto muito e de tarde o que você anda fazendo? Vem me visitar para nós brincarmos com o jogo que eu ganhei da minha mãe.
Espero sua visita.

                                                                                                                                     Abraços Sabrina


Novo Hamburgo, 23 de outubro de 2012

Amigo Felipe Correia de Jesus

         Oi, como vai? Nunca mais vi você! Peça para sua mãe se você pode ir até minha casa. Tenho uma notícia triste: morreram 3 pintinhos, mas eu quero que você veja os pintinhos que sobraram. Ainda tem 5, eles estão muito grandes e bonitos.
E o Tóbi, eu troquei o nome dele para Muleque e ele já comeu 6 ovos, está muito grande e brincalhão.
E você, como vai os seus Periquitos? E o seu pai e sua mãe como estão?
Espero notícias.

Abraço Nícollas.


4 comentários:

  1. Muito criativa sua ideia!!! Adorei!!! Bjx

    ResponderExcluir

  2. Acho ótimo esse incentivo que a proposta do teu trabalho traz para o estudo de gêneros textuais, tão necessários em qualquer sala de aula de línguas. Achei os textos dos alunos muito bem escritos e queria te perguntar até que ponto a correção deles passou pela tua revisão.
    Não sei se tu enfocou, mas o gnero cartas abre um leque de discussões sobre outros gêneros que "derivam" dele, como por exemplo: email, postagem de mensagens no face e até mesmo mensagens de celular.
    Acho importante fazermos essa reflexão, pois pode parecer meio obsoleto trabalharmos com cartas, às vezes, mas na verdade o meio foi o que mudou, mas continuamos escrevendo cartas quando deixamos mensagens nas mais diversificadas redes sociais.
    Parabéns pelo trabalho, pois ele garante que o futuro da educação pode ser melhor.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Léo! Que bom que gostou. Quanto à correção, como a maioria dos alunos já estão ortográficos, há muitas dúvidas de como escrever algumas palavras, então preciso fazer a correção (às vezes mais de uma vez) com o aluno junto, observando o que pode corrigir, mudar ou até melhorar na sua produção.
    Concordo contigo a respeito de que a carta abre um leque de discussões, e com certeza, abrirei esse leque com eles. Ainda não aprofundamos o assunto, pois estamos começando o trabalho. Aceito sugestões suas!!! ;)
    Abração!

    ResponderExcluir